RVCC escolar - nível Secundário (12º ano)

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

RVCC - Nível Secundário

 voltar
Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

Obtenção do ensino secundário (12º ano de escolaridade) com base no reconhecimento das competências adquiridas nos mais diversos contextos ao longo de sua vida (escolar, formativo, profissional, …).


Destinatários

O RVCC destina-se a todos aqueles que não detém o ensino secundário (12º ano), com idade mínima igual ou superior a 23 anos (idade compreendidas entre os 18 e os 23 anos, inclusive, tem de ter 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social).


Metodologias

Este processo integra etapas de reconhecimento e validação das competências detidas pelo adulto e uma etapa de certificação das mesmas, através de realização de uma prova, certificada por um júri. No desenvolvimento do processo de RVCC o adulto frequenta uma componente de formação complementar de um mínimo de 50 horas.
Os processos de RVCC escolar baseiam-se em referenciais de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos para o nível secundário (Cultura, Língua e Comunicação (CLC); Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC); Cidadania e Profissionalidade (CP)).


Avaliação

A avaliação é realizada na sessão etapa de Validação por parte dos formadores de cada área e posteriormente na etapa de Certificação, na realização de uma prova perante a presença de um júri de certificação.


Certificação

A Certificação é obtida através da realização de uma prova, com aproveitamento, perante um júri de certificação. Essa sessão conduz a uma certificação total (12º ano de escolaridade) ou a uma certificação parcial.


Nível do curso

4


Condições de acesso

Habilitações

9º ano


Idade

Igual ou superior a 18


Condições específicas de acesso

Experiências de vida diversificadas em vários domínios: profissional, social, educativo e/ou formativo; entre outros.


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado