RVCC Profissional - nível 2 ou 4

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

RVCC - Profissional

 voltar
Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

Obtenção de uma certificação profissional numa das seguintes saídas profissionais:

Nível II
Costureiro/a Industrial de Tecidos; Costureiro/a Industrial de Malhas; Costureiro/a Modista; Operador/a de Fiação; Operador/a Tecelagem; Operador/a de Tinturaria; Operador/a de Logística.

Nível IV
Alfaiate; Modelista de Vestuário; Técnico/a de Máquinas de Confeção; Técnico/a de Enobrecimento Têxtil; Técnico/a de Tecelagem; Técnico/a de Vitrinismo; Técnico/a de Logística; Técnico/a Comercial; Técnico/a de Marketing; Técnico/a de Vendas; Técnico/a da Qualidade; Técnico/a de Relações Laborais; Técnico/a de Informática – Instalação e Gestão de Redes;

Nota: No contacto com a equipa técnica do MODATEX, será identificada a intenção de saída profisional a desenvolver no Processo RVCC Profissional.


Destinatários

O RVCC destina-se a todos aqueles que detém experiência profissional relevante nas áreas profissionais acima descritas e que não tenham um certificado ou qualquer documento oficial que ateste o domínio daquela saída profissional.


Metodologias

Este processo integra etapas de reconhecimento e validação das competências detidas pelo adulto e uma etapa de certificação das mesmas, através de realização de uma prova, certificada por um júri. No desenvolvimento do processo de RVCC o adulto frequenta uma componente de formação complementar de um mínimo de 50 horas.
Os processos de RVCC profissional têm como base os referenciais de competências profissionais que integram as qualificações disponíveis no Catálogo Nacional de Qualificações.


Avaliação

A avaliação é realizada na sessão etapa de Validação por parte do formador com recurso prévio a diversos instrumentos de avaliação, e posteriormente na etapa de Certificação, na realização de uma prova perante a presença de um júri de certificação.


Certificação

A Certificação é obtida através de uma realização de uma prova com aproveitamento, perante um júri de certificação. Essa sessão conduz a uma certificação total ou a uma certificação parcial.


Condições de acesso

Idade

Igual ou superior a 18


Condições específicas de acesso

- Experiência significativa e domínio técnico na área profissional.
- 9º ano de escolaridade para saídas profissionais de nível II e 12º ano de escolaridade no caso de saídas profissionais de nível IV (em caso de escolaridade inferior, pode fazer em regime dual)
- Idade igual ou superior a 23 anos (idade compreendidas entre os 18 e os 23 anos, tem de ter 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social).


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado